Guia para Hidratação durante o exercício físico

Beber bastante água é importante para o funcionamento adequado das células e para o sistema imunológico. A água ajuda a regular a temperatura corporal e lubrifica nossas articulações, órgãos e tecidos. Mas durante um treino intenso ou atividade esportiva, nosso corpo geralmente precisa de mais do que água pura para um desempenho ideal.

As bebidas esportivas fornecem excelente combustível para energia, mas nem todos são iguais. Saber que tipo de bebida escolher e quando bebê-la é bem importante.

Como a desidratação afeta seus treinos

Quando você se exercita sem beber líquidos suficientes, provavelmente encontrará alguns dos sintomas de desidratação: dores de cabeça, boca seca, falta de energia e fadiga muscular. A desidratação pode ser mental e fisicamente desgastante, limitando a quantidade de exercícios que você pode fazer.

Em termos de ingestão de água, geralmente recomendamos oito copos por dia, mas você também deve levar em consideração sua idade, tamanho, sexo e nível de atividade física para determinar a quantidade de água que deve beber. Por exemplo, um atleta em treinamento precisa de mais água do que uma pessoa mais sedentária.

Embora o consumo de água deva ser prioridade, há momentos em que nosso corpo precisa de açúcares e eletrólitos adicionados para manter os níveis de energia e o estado de hidratação durante o exercício.

Quando você deve escolher uma bebida esportiva em vez de água?

A água é o combustível preferido para hidratação se você estiver tendo um dia de descanso ou fazendo exercícios leves. Normalmente, os treinos com menos de 60 minutos não requerem uma bebida esportiva.

Por outro lado, se você tiver um dia muito ativo, praticar esportes ou se exercitar por mais de 60 minutos, seu corpo precisará dos eletrólitos de uma bebida esportiva para repor o líquido perdido pelo suor.

O suor é composto principalmente de água, mas também contém grandes quantidades de eletrólitos, sódio e cloreto. Quanto mais intenso for o seu treino, mais você suará. E quanto mais você suar, mais você precisa de uma hidratação adequada por meio de bebidas esportivas de alta qualidade.

Da mesma forma, nossos cérebros e músculos dependem da glicose (açúcares) para obter energia após um treinamento prolongado, e estar desidratado pode afetar negativamente o desempenho e causar fadiga precoce. Lanches saudáveis antes e depois do treino são uma ótima maneira de reabastecer e repor as energias, mas comer durante o exercício não é aconselhável.

As bebidas esportivas são a maneira mais conveniente de hidratar e consumir nutrientes essenciais durante exercícios intensos. Uma bebida com carboidratos e eletrólitos aumenta o desempenho atlético ao elevar o açúcar no sangue e manter altas taxas de oxidação de carboidratos, evitando a fadiga e reduzindo o esforço percebido.

O que procurar em uma bebida esportiva?

Nem todas as bebidas esportivas são iguais. Como existem muitas opções no mercado, é fácil para os consumidores confundir o que é realmente bom e saudável para seu corpo. Assim indicamos verificar os ingredientes certos no rótulo nutricional, abaixo colocamos algumas sugestões, considerando uma bebida esportiva fluida de 240 ml:

  • 8-16 gramas de açúcares (de glicose e sacarose, em uma solução de carboidrato de 3-6%)
  • 80-160 miligramas de sódio

Outros eletrólitos e vitaminas adicionados são ótimos acréscimos, mas esses dois devem ser sua prioridade. Isso garantirá que você beba o que seu corpo realmente precisa.

O açúcar não é ruim em uma bebida esportiva quando ingerido corretamente para seu uso funcional. Apenas lembre-se: se você não está se exercitando vigorosamente o suficiente para esgotar nutrientes e água, as bebidas esportivas podem adicionar calorias em excesso à sua dieta.

Veja Também More From Author