Micro e macronutrientes: onde encontrar?
Os micros e os macronutrientes fazem parte de uma subcategoria de nutrientes indispensáveis para a nossa alimentação e estão presentes em praticamente todos os alimentos.
O que são macronutrientes?
Macronutrientes são os carboidratos, as proteínas e as gorduras. Eles são fundamentais para o bom funcionamento do corpo e fazem parte das dietas alimentares. A quantidade de cada macronutriente varia de acordo com idade, sexo, peso, nível de atividade física, condição clínica, entre outros fatores.
O que são micronutrientes?
Os micronutrientes são minerais e vitaminas que são absorvidos pelo corpo e têm função de facilitar a reação química do organismo, como o funcionamento do metabolismo e a normalização das funções celulares.
Um exemplo de micronutriente é o cálcio, que além de ser encontrado nos leites e derivados, também está presente no Xtra-Cal da Herbalife Nutrition, junto da vitamina D e do magnésio, que ajudam o organismo a absorver esse nutriente. Esse suplemento auxilia na manutenção da saúde dos ossos e outras partes do corpo.
Agora que você sabe a diferença entre esses dois tipos de nutrientes que estão presentes em muitos alimentos, é o momento de se aprofundar e entender quais as principais formas pertencentes a cada uma das categorias.
Nutrientes que fazem parte da categoria de macronutrientes
Dentre os macronutrientes, os carboidratos são os mais importantes pensando em fornecer energia para o corpo. Por isso, o consumo adequado de carboidratos é recomendado para quem pratica exercícios físicos regularmente.
As proteínas também fazem parte da categoria de macronutrientes e, por serem nutrientes estruturais, são importantes para a restauração do corpo, ajudam na construção de tecidos musculares e da pele, além de produzir hormônios, enzimas e anticorpos.
Para aumentar o consumo de proteínas, outra dica é o Protein Powder, da Herbalife Nutrition, um suplemento de proteínas em pó desenvolvido para complementar sua alimentação. Ele pode ser incluído em bebidas, alimentos, shakes e receitas, pois tem sabor neutro e não interfere no sabor/textura das preparações.
Nutrientes que fazem parte da categoria de micronutrientes
Os micronutrientes são as vitaminas e os minerais, e são considerados um complemento aos macronutrientes. Eles devem ser consumidos em menor quantidade, mas são igualmente importantes.
A quantidade de vitaminas que devem ser ingeridas diariamente depende de fatores relacionados ao tipo de pessoa e ao estilo de vida, mas são responsáveis por manter o bom funcionamento de processos fisiológicos e mentais do corpo.
As vitaminas podem ser encontradas na maioria das dietas saudáveis. A vitamina B, por exemplo, está em vegetais de folhas verdes, a vitamina C em frutas cítricas, e as vitaminas A, D, E e K em produtos feitos à base de leite e óleo vegetal.
Já os minerais contribuem para a atividade de células, formação de tecidos, transmissão de impulsos nervosos e outras funções. Conheça algumas fontes alimentares:
● Cálcio: presente no leite e em produtos derivados.
● Ferro: encontrado em alimentos de origem animal, como carne e fígado, gema de ovo, feijão e beterraba.
● Sódio: o sal é a principal fonte de sódio.
● Potássio: presente no abacate, na banana, no amendoim, no iogurte e no leite.
● Zinco: presente em alimentos de origem animal e alguns frutos do mar.
● Magnésio: encontrado em sementes, amendoim, leite e derivados de grãos.