Como garantir o consumo de proteínas em dietas vegetarianas


Sim, existem opções! Veja como garantir o nutriente sem a ingestão de carnes e outras fontes animais. 

Algumas pessoas praticam dietas livres ou com opções limitadas de alimentos de origem animal, os chamados vegetarianos. 

A dieta vegetariana possui alguns tipos de variações, como aquela que inclui ovos, leites e derivados (ovolactovegetariana) e também a vegana, que exclui totalmente alimentos de origem animal. 

Na primeira opção, a ovolactovegetariana, é mais fácil atingir as necessidades de proteínas, aqueles nutrientes fundamentais para construção e manutenção dos nossos músculos, mas mesmo nas dietas que só incluem vegetais isso também é possível! 

É só seguir algumas dicas: 

  • Para substituir o leite, as bebidas à base de soja são uma ótima opção, pois são fontes de proteínas de excelente qualidade.
  • Nos lanches saudáveis, opte por uma porção de castanhas e sementes, pois além de gorduras boas e vitamina E, também possuem 25% de proteínas.
  • A combinação arroz + feijão oferece todas as proteínas necessárias. Invista!
  • O homus ou pasta de grão de bico equinoatambém são brilhantes alternativas para incrementar a quantidade de proteínas e são totalmente vegetais. 
  • Os produtos de soja como o tofu e a proteína de soja texturizada, conhecida também como carne de soja, além de ricos em proteínas são versáteis, podendo compor diferentes receitas.

E não se esqueça, qualquer dieta é saudável quando equilibrada, variada e colorida! E, claro, sempre acompanhada de exercícios físicos. 

 

Autora: Dra. Carolina Pimentel 

Nutricionista, Ph.D. em Ciências da Nutrição e Membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife – DAB Brasil 

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