Yoga Melhora sua Flexibilidade e Mobilidade

Flexibilidade e mobilidade têm sido tópicos de interesse, especialmente no contexto de exercícios, alongamento e yoga. Neste breve guia, daremos uma olhada na mobilidade e flexibilidade e como elas funcionam juntas para melhorar seu desempenho atlético. 

Em seguida, veremos os melhores horários para alongar e exemplos de posturas de yoga que podem ajudá-lo a se tornar mais flexível. 

Qual é a diferença entre flexibilidade e mobilidade? 

Resumidamente, a flexibilidade é a capacidade dos músculos de se alongar, enquanto a mobilidade é a capacidade das articulações de se moverem ao longo de toda a amplitude de movimento sem qualquer restrição ou sensação de desconforto. Ou seja, a flexibilidade está relacionada aos músculos, enquanto a mobilidade está relacionada às articulações. 

Com essa distinção em mente, devemos trabalhar a mobilidade durante o pré-treino e, em seguida, focar na flexibilidade durante o pós-treino. 

Exercícios pré-treino para melhorar a mobilidade 

Para aumentar a mobilidade e facilitar uma maior amplitude de movimento para nossas articulações, você pode realizar uma série de exercícios usando seu próprio peso corporal. 

Antes do treino, mobilize e prepare estas quatro áreas principais: 

  • Tornozelos 
  • Quadris 
  • Coluna 
  • Ombros 

Tome cuidado para maximizar os ângulos de movimento com movimentos fluidos. 

Alongamentos pós-treino para promover flexibilidade 

Após o treino, você pode realizar alongamento dinâmico ou estático para melhorar a flexibilidade. O alongamento estático leva mais tempo para alongar os músculos em comparação ao alongamento dinâmico. 

Um erro comum é realizar alongamento estático antes do treino, pois pode causar lesões musculares porque você está tentando alongar um músculo frio e tenso. 

O ideal é alongar e confortar os músculos que ficam aquecidos após o treino. O alongamento após o treino irá aliviar a tensão muscular do treino, reduzindo a dor pós-treino. 

Como o Yoga ajuda a melhorar a mobilidade e flexibilidade 

Agora que entendemos a diferença entre mobilidade e flexibilidade, quero discutir como a yoga pode ajudá-lo a alcançar grandes resultados. Uma vez que ela beneficia tanto os músculos quanto as articulações, é melhor praticada após um treino ou mesmo no dia seguinte. 

Alguns estilos de yoga exigem mais mobilidade e flexibilidade do que outros. Por exemplo, AcroYoga certamente o fará experimentar os limites da mobilidade e flexibilidade do seu corpo. Já o Budokon yoga é outro estilo que não só combina mobilidade e flexibilidade, mas também requer força e resistência. 

A conexão entre mobilidade e flexibilidade 

Mobilidade e flexibilidade podem ser termos diferentes, mas eles funcionam juntos para melhorar seu desempenho atlético geral. 

Por exemplo, ombros tensos provavelmente causarão problemas ao tentar mover as articulações ao longo de toda a amplitude de movimento. Portanto, tome cuidado para incluir exercícios de flexibilidade e mobilidade em sua rotina geral de treinamento. 

A yoga é uma excelente opção para fazer após o treino ou no dia seguinte. Lembre-se: se você notar pontos fechados ou tensos em seu corpo, certifique-se de tomar ações corretivas para reduzir o risco de lesões. 

 

Veja Também More From Author