Como entender o valor nutricional dos alimentos

como-entender-o-valor-nutricional-dos-alimentosVocê já ouviu falar em valor nutricional? Sabe o que fazem as proteínas? Qual a função da fibra no corpo? Por que é importante manter a hidratação? O perfil nutricional de um alimento é o segredo principal para montar um cardápio saudável e equilibrado.

Entender os benefícios dos nutrientes traz mais informações para te ajudar na tomada de decisão entre um lanche calórico de baixo valor nutricional ou uma opção mais equilibrada. 

 

A tabela nutricional é um item que está presente em todos os produtos e segue o mesmo padrão regulamentado por lei. Ela é um instrumento poderoso para o consumidor definir o que vai levar para a mesa. 

Como ler e interpretar informações da tabela de valor nutricional?

Com certeza você já percebeu que todas as embalagens de produtos têm em seu verso uma lista com a descrição de todos os ingredientes e uma tabela com informações nutricionais onde estão dispostos vários dados sobre os nutrientes do produto. Entenda os principais deles. 

Valor energético

Significa a quantidade de calorias presentes na porção consumida. Na própria tabela aparece, entre parênteses, qual a medida base para o cálculo.  

A medida desses valores aparece de duas formas, em quilocalorias (kcal) e quilojoules (kj). Apesar de representarem a mesma coisa, são expressos das duas maneiras.  

O valor em quilocalorias é o que chamamos de calorias, essa é a informação que você deve usar como base. A segunda está presente para cumprir uma medida da Anvisa. O valor entre os dois é diferente, onde uma caloria equivale a 4,184 kj e, por isso, esse valor é sempre muito maior. 

Carboidratos 

Carboidratos representam a soma de todos os “açúcares” presentes no alimento. Se você deseja controlar esse aspecto, deve se atentar a essa informação. Por outro lado, se você faz exercícios constantes, pode preferir refeições que forneçam maior quantidade de energia para ajudar no seu treino. Essa definição deve ser acompanhada por um profissional de nutrição. 

Proteínas 

Proteínas são responsáveis pelos nutrientes que fazem a reconstrução de novos tecidos do corpo, como o muscular, células e órgãos. Por isso são procuradas com frequência por pessoas que fazem exercícios físicos com regularidade. 

Você pode consumir proteínas através de carnes de animais, ovos, leguminosas e leite e derivados. Além de encontrar diversos produtos balanceados com proteína isolada de soja. 

O shake Herbalife Nutrition é um substituto parcial de refeição rico em proteína de alto valor biológico, com aproximadamente 19 g por porção, e ainda conta com fibra solúvel e insolúvel e um excelente perfil de vitaminas e minerais, incluindo antioxidantes. 

Na Herbalife Nutrition são mais de 8 opções de produtos com proteína de alto valor biológico. O lançamento de 2021 foi açaí proteico, um suplemento alimentar com polpa de açaí orgânico e Whey Protein, são 12 g de proteínas, com 184 kcal, vitamina E e fibras. 

Fibras alimentares

Conhecida por manter o bom funcionamento do intestino, as fibras são componentes não digeríveis encontrados em vários alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, valor nutricional muito importante.

Elas atuam no intestino auxiliando no processo de absorção de nutrientes. Ao cumprir esse papel, colaboram na digestão, gerenciamento do peso e sensação de saciedade. 

Na Herbalife Nutrition existem diferentes opções para consumir fibras, além do próprio shake. 

O Fiber Powder tem 4 g de fibra por porção e seu ingrediente principal é elaborado de fibra de milho solúvel. Por ser em pó, pode ser adicionado com facilidade em diversas receitas, pois não muda o gosto e dissolve facilmente. 

O Fiber Concentrate é uma mistura concentrada para preparar uma bebida refrescante que combina os benefícios da fibra e um sabor delicioso. Cada porção fornece 3g de fibra solúvel e apenas 6-8 calorias. 

O Fiberbond é um complemento de fibras solúveis e insolúveis em tabletes, composto por fibras da aveia e da beterraba. Por isso, é uma opção prática para complementar a ingestão diária de fibras. 

Gorduras

Consumir gordura não é necessariamente algo negativo. Existem gorduras saudáveis, como o ômega 3, que possuem funções importantes. São necessárias, por exemplo, para a produção de alguns hormônios, na metabolização de vitaminas lipossolúveis  e sustentação dos tecidos. 

Veja Também More From Author