Como gerenciar o stress com mindfulness
Em um mundo cada vez mais acelerado e estressado, existe uma necessidade de ferramentas e estratégias de atenção plena para equilibrar o estresse e as pressões do trabalho e da vida.
Mindfulness, muitas vezes usada como uma técnica terapêutica, é um estado mental, atingido quando conseguimos manter a consciência focada no momento presente, enquanto calmamente reconhecemos e aceitamos nossos sentimentos, pensamentos e sensações corporais.
Demonstrou-se que a meditação e o yoga promovem a atenção plena, que, por sua vez, têm o potencial de melhorar os sintomas de depressão, ansiedade e até mesmo as habilidades cognitivas. Esses exercícios também podem ajudar com foco e estresse, especialmente quando combinados com exercícios regulares e escolhas alimentares adequadas.
Como o yoga pode ajudar no relaxamento?
Ele pode ser praticado pela manhã, para limpar a mente antes de começar o dia, ou de noite, após um dia cansativo, para relaxar.
Abaixo estão 9 benefícios do yoga:
- Melhora sua força, equilíbrio e flexibilidade
- Auxilia no alívio da dor nas costas
- Alivia os sintomas da artrite
- Promove melhora na saúde do coração
- Auxilia no sono
- Promove mais energia e bom humor
- Ajuda no controle do estresse
- Conecta com uma comunidade de apoio
- Promove o autocuidado
Reservar um tempinho, até dez minutos, para a prática de yoga pode ajudá-lo a construir um ritual para relaxar a mente e o corpo, a fim de enfrentar os desafios futuros com mais calma e tranquilidade.
Como praticar meditação: 10 coisas que devemos e não devemos fazer
Como acontece com todos os temas relacionados à saúde e ao bem-estar, existem muitas escolas de pensamento e muitos métodos. Hoje, iremos compartilhar dicas práticas para acalmar sua mente e refletir sobre o seu dia com conselhos simples de meditação:
- Não pense que você precisa de um lugar completamente silencioso e isolado – o silêncio completo é uma tarefa quase impossível.
- Tente se afastar de todas as distrações importantes, como telefones, telas de computador e espaços muito barulhentos – você pode virar a cadeira para o lado contrário do computador ou se fechar em um quarto por alguns minutos.
- Não ache que você precisa de equipamentos especiais, como sinos ou tapetes de yoga – quanto menos coisas você tiver, mais fácil para praticar onde quiser.
- Tente sentar-se ou deitar-se em um lugar onde você se sinta confortável.
- Não se force a respirar de um jeito específico. No início, isso pode desanimar ou até mesmo dar tontura. A respiração pode ser trabalhada aos poucos, quando começar a se sentir mais confortável com a meditação.
- Concentre-se em sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo de seu corpo.
- Não deixe pensamentos negativos entrarem em sua mente, não é o momento para se preocupar com suas tarefas ou lista de pendências.
- Sempre que pensamentos diversos começarem a surgir em sua mente, simplesmente reconheça-os e deixe-os ir.
- Não tenha uma lista muito longa de afirmações ou objetivos.
- Tenha uma ou duas palavras-chave que o ajudem a relaxar ou o guiem para uma sensação positiva de bem-estar.
Procure praticar a atenção plena e a respiração consciente ao longo do dia. Lembre-se de que a meditação é considerada uma prática, assim como o yoga, o que significa que pode ser necessário fazer algumas vezes, de forma consistente para sentir todos os efeitos calmantes. Mas também não seja duro consigo mesmo, o segredo é o equilíbrio e fazer dessa prática um estilo de vida duradouro.