Você Sabia que a Saúde Intestinal Influencia no seu Humor?
Você já teve incômodos no estômago? Que tal um “instinto” ou talvez uma experiência “angustiante”?
Existe uma forte conexão entre seu cérebro e seu trato digestivo, e eles estão em comunicação constante um com o outro. Uma quantidade incrível de informações viaja entre seu intestino e seu cérebro – tanto que o sistema nervoso que reside em seu trato digestivo é frequentemente chamado de “segundo cérebro” do corpo.
Os dois cérebros do corpo
A conexão entre seu cérebro e o “segundo cérebro” em seu trato digestivo é algo que você provavelmente experimentou na forma de uma “reação intestinal”. Por exemplo, quando recebe uma má notícia ou tem uma conversa difícil com alguém, seu instinto diz exatamente como você está se sentindo. Quando o estresse ou a ansiedade surgem, seu cérebro envia um sinal para seu intestino e você fica com o estômago embrulhado, incomodado.
Os sinais também viajam na direção oposta, do intestino para o cérebro. Este sistema alerta o “primeiro cérebro” se você comeu algo que não deveria, e mantém o controle sobre o seu nível de fome e humor. Quando algo em seu sistema digestivo não está muito bem, um alerta é enviado ao seu cérebro, muitas vezes antes mesmo de você perceber que algo está errado.
Seu instinto e seu humor
É claro que certas emoções podem desencadear uma resposta digestiva, mas também há especulação de que o inverso pode ser verdadeiro, assim certas condições em seu intestino podem influenciar como você se sente.
De acordo com a Scientific American, evidências recentes indicam que nosso cérebro está “ciente” de nossos micróbios intestinais, e que essas bactérias podem influenciar nossa percepção do mundo e alterar nosso comportamento.
Não há dúvida de que seu cérebro e intestino estão bem conectados, logo faz sentido manter seu sistema digestivo em ótima forma para obter uma sensação de bem-estar.
Como melhorar sua saúde digestiva
As regras para se manter saudável são as mesmas que promovem uma boa saúde digestiva. Aqui estão algumas dicas para começar:
- Inclua muitas fibras de frutas e vegetais coloridos e grãos integrais em sua dieta. As fibras ajudam a promover a regularidade (o que pode afetar seu humor!), E certas fibras também promovem o crescimento de bactérias “boas” em seu microbioma.
- Mantenha-se adequadamente hidratado ao longo do dia.
- Certifique-se de comer uma fonte de probióticos, alimentos fermentados, como iogurte e vegetais em conserva, que fornecem probióticos naturais que auxiliam na saúde imunológica, eliminando outras bactérias que podem causar doenças.
- Faça do exercício regular uma parte da sua rotina.
Tirar um tempo para saborear suas refeições também ajuda. Quando você desacelera, pode comer menos e provavelmente ficará menos estressado, o que significa que você estará enviando sinais para “ambos” seus cérebros, pois dá tempo para o seu intestino dizer ao seu cérebro que você está cheio e para o seu cérebro dizer que você está mais relaxado também.