O que é sedentarismo?
Sedentarismo é a diminuição ou ausência de atividade física. O corpo precisa de movimento na quantidade certa e a sua falta pode gerar prejuízos para a saúde física e mental.
Os perigos da inatividade física
A falta de atividade física por si só já é um fator de risco para a diminuição da expectativa e qualidade de vida e ainda pode contribuir para o desenvolvimento de condições clínicas, como: diabetes, doenças cardíacas, obesidade, osteoporose, entre outras. Além disso, a falta de atividade física reflete, principalmente, em cansaço excessivo, falta de força muscular, dor nas articulações, acúmulo de gordura e aumento do peso corporal.
Como começar?
Quando falamos em atividade física, pequenos passos em conjunto podem ter um grande impacto na saúde. Não é apenas sobre fazer um treino de força ou corrida, mas sim caminhar pelo bairro, brincar com as crianças, optar pelas escadas, passear com o cachorro, dançar etc. O importante é estar sempre em busca do movimento.
Qual o mínimo de atividade física que preciso fazer?
De maneira geral, A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade intensa por semana para adultos. Comece de maneira gradual e vá aumentando a intensidade e a frequência.