Mindfulness: como controlar o estresse por meio de yoga e meditação


Em nosso mundo acelerado e estressado, existe a necessidade de técnicas e ferramentas, como o uso de mindfulness para equilibrar o estresse e a pressão do trabalho e da vida.

Mindfulness, muitas vezes usado como técnica terapêutica, é um estado mental alcançado focalizando a consciência no momento presente, enquanto calmamente reconhecemos e aceitamos nossos próprios sentimentos, pensamentos e sensações corporais.

Foi demonstrado que a meditação e a yoga promovem um estado mindfulness, que por sua vez tem o potencial de melhorar os sintomas de depressão, ansiedade e até mesmo as habilidades cognitivas.

Esses exercícios também podem ajudar com foco, estresse e atitude, especialmente quando combinados com exercícios regulares e escolhas alimentares adequadas.

Como o yoga pode te ajudar a relaxar

Às vezes, após um longo dia, gosto de relaxar com uma prática suave de yoga. Essa também é uma ótima maneira de começar o dia – ela limpa sua mente e define um tom positivo para o dia com alguns movimentos simples de yoga. O yoga também ajuda na mobilidade.

De acordo com a Harvard Health, alguns dos principais benefícios da prática de yoga para a saúde são:

  • Reduz a frequência cardíaca.
  • Desacelera a respiração.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Aumenta o fluxo sanguíneo para os intestinos.
  • Foco no presente.

Portanto, o resultado é o relaxamento.

No nosso portal de exercícios da Herbalife Nutrition, temos várias práticas de yoga e pilates, e há algo para todo mundo: iniciantes, intermediários ou avançados.

O que fazer e o que não fazer na meditação simples

Como em todas as coisas relacionadas à saúde e à boa forma, existem muitas escolas de pensamento e muitos métodos.

Hoje vou compartilhar com vocês minhas dicas práticas para acalmar sua mente e refletir sobre o seu dia com conselhos simples e práticos de meditação.

Não pense que você precisa de um lugar completamente silencioso e isolado para praticar.

No mundo real, e especialmente em uma casa com crianças ou no escritório, encontrar o silêncio completo é uma tarefa quase impossível.

Tente se livrar de todas as distrações importantes, como telefones, telas de computador e espaços incrivelmente barulhentos. Basta afastar a cadeira do escritório da tela. Se você está em casa, feche a porta do quarto.

Não se convença de que precisa de nenhum equipamento especial, como tapete de yoga, sinos ou cobertores, porque você pode meditar em qualquer lugar.

Quanto menos você precisar, mais fácil será para tirar um momento rápido para praticar.

Tente sentar-se ou deitar-se em um lugar confortável, onde você se sinta relaxado. Você pode manter os olhos abertos ou fechá-los, apenas faça o que achar melhor para você.

Não se force a respirar com um estilo específico, como respirar pela barriga ou respirar pelo nariz. Isso pode inicialmente desanimá-lo ou até mesmo fazê-lo sentir-se tonto. Você pode trabalhar a técnica de respiração assim que começar a se sentir confortável com a meditação.

Concentre-se em sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo de seu corpo. Simplesmente esteja ciente de sua respiração e de como ela é sentida.

Não comece a ter pensamentos negativos quando sua lista de compras ou lista de tarefas começar a surgir em sua mente.

Redirecione seu foco para longe de sua lista de compras e de volta para sua respiração.

Não faça uma longa lista de afirmações ou objetivos sobre os quais você pensa ou diz em voz alta.

Tenha uma ou duas palavras-chave que o ajudem a relaxar ou o guiem para uma sensação positiva de bem-estar.

Procure encontrar 20 minutos de silêncio para si mesmo, uma ou duas vezes por dia. Lembre-se de que a meditação é considerada uma prática, assim como a yoga. Então, sim, isso significa que pode realmente ser necessário praticar para sentir todos os efeitos calmantes.

 

Samantha Clayton – OLY, ISSA-CPT – vice-presidente mundial de desempenho esportivo e preparação física

Veja Também More From Author