Conheça a proteína isolada de soja e como ela se diferencia das outras fontes de proteína
Por Barbara Peters
Nutricionista. PhD. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela USP. Especialista Senior em Nutrição na IFF. Presidente Executiva do International Life Science Institute do Brasil (ILSI – Brasil)
Você sabe o que é Proteína Isolada de Soja? Proteínas na forma isolada, possuem no mínimo 90% de proteína e já não possuem mais em sua composição carboidratos e lipídeos. É o formato mais puro da proteína, fazendo com que seja absorvida e utilizada de forma mais eficiente pelo corpo.
Além disso, a proteína isolada de soja apresenta uma qualidade proteica igual a das proteínas do leite, como o whey e a caseína, isto é, apresenta uma ótima digestibilidade e todos os aminoácidos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo nosso corpo e, por isso, precisamos suplementá-los para obtê-los.
AVALIANDO A QUALIDADE DA PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA E OUTROS TIPOS DE PROTEÍNAS
A qualidade de uma proteína é avaliada pelo método PDCAAS (sigla em inglês para escore de aminoácidos corregido pela digestibilidade proteica). Para este método, as proteínas recebem uma pontuação de 0 a 1, sendo zero a de mais baixa qualidade e 1, a de mais alta qualidade.
Nesta análise, a proteína isolada de soja recebe uma pontuação de 1, assim como o whey, a caseína e a albumina, proteínas animais de alta qualidade. A proteína isolada de soja é a única proteína vegetal que pode ser comparada às proteínas animais em termos de qualidade, enquanto as outras proteínas vegetais apresentam uma qualidade considerada inferior.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA PARA SAÚDE
Quanto aos benefícios para a saúde, existem vários estudos avaliando a proteína de soja e suas contribuições para a saúde. Estes estudos mostram que a soja é capaz de:
- Reduzir o colesterol total e o colesterol LDL (colesterol ruim)
- Diminuir os triglicérides
- Melhorar a sensibilidade à insulina, levando a redução dos níveis de glicose
- Aumentar a saciedade e contribuir para a perda de peso
- Contribuir para a perda de gordura corporal, principalmente a gordura abdominal
- Melhorar a diversidade da microbiota intestinal
- Ajudar na manutenção e ganho de massa muscular
OUTRAS DESCOBERTAS SOBRE A PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA
Para os praticantes de exercícios de resistência (musculação e outros), estudos mostram que o uso de suplementos à base de proteína isolada de soja apresenta os mesmos resultados para ganho de massa muscular e força muscular, quando comparado aos que usam suplementos à base de proteína do soro do leite, como o whey. Já temos inclusive metanálises comprovando que as duas proteínas funcionam da mesma maneira na saúde muscular.
Metanálises também comprovam que o consumo de soja e seus subprodutos são capazes de reduzir o risco de câncer de mama e de próstata e que não altera os hormônios sexuais em homens, não sendo possível causar ginecomastia (aumento das mamas), além de não alterar os níveis dos hormônios tireoideanos. Ou seja, o consumo da soja é totalmente seguro para ambos os gêneros, em qualquer faixa etária.
Outra vantagem em substituir a proteína animal pela Isolada de Soja, é em relação a sustentabilidade. Estudos avaliando o ciclo de vida das proteínas mostram que se gasta menos água, se utiliza menor quantidade de terra e há menor emissão de CO2, quando se produz 1 quilo de proteína isolada de soja ao invés de 1 quilo de proteínas animais.
FONTE: 1 – Ref Smith & Circle, 2 – Defatted soya flour, 3 – Procon® 2100, 4 –Supro ® 780