É fácil entender por que o mercado de trabalho está mudando tão rápido: as pessoas querem ter um senso de propósito em seu trabalho diário.
Na última década, o mercado de trabalho está em transição para uma nova era. Os trabalhadores estão priorizando a liberdade e a flexibilidade, e isso tem impactado a dinâmica do emprego tradicional, tornando a independência do trabalhador em uma tendência forte. As empresas com visão estratégica não irão apenas questionar se vão se adaptar às implicações desta nova tendência econômica, mas sim quando e como farão isto.
O que parece evidente é que o trabalho das 9h às 5h pode, em breve, ser uma relíquia do passado: os trabalhadores autônomos devem se tornar a maioria da força de trabalho dos EUA em 2027.
Quase 57,3 milhões de americanos – 36% da força de trabalho do país – estão atualmente envolvidos em algum tipo de trabalho autônomo, de acordo com o estudo Freelancing in America 2017. Freelancers, consultores, empresários e empreendedores de venda direta fazem parte desta nova tendência. Então, o que está provocando essa mudança radical?
De acordo com Olga Mizrahi, autora de “O Show Acabou: Prospere na Nova Onda da Economia, onde os empregos antigos são obsoletos e o freelancer é o futuro”, os principais fatores que motivam as pessoas a se envolverem em emprego alternativos ao trabalho de escritório das 9h às 17h são:
- A oportunidade de ser seu próprio patrão.
- A chance de ter horários de trabalho flexíveis.
- O desejo de escolher seus próprios projetos e de onde trabalham.
Mas os números não estão crescendo apenas nos EUA; esta é uma tendência global.
Um estudo da McKinsey & Company mostra que 31% do total da população em idade ativa da Espanha está engajada em algum tipo de trabalho autônomo; o mesmo acontece com 30% da força de trabalho na França e 25% -26% na Alemanha e no Reino Unido. No México, existem mais de 13 milhões de trabalhadores independentes, o que representa cerca de 23% da força de trabalho, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Geografia.
Durante os últimos quase 40 anos, a Herbalife Nutrition cresceu e se tornou líder na indústria de vendas diretas, uma indústria na qual seus participantes indicam que a razão número um para ingressar, além do acesso ao produto, é um horário de trabalho flexível.
O número crescente de consultores independentes, especialmente na área de vendas diretas, indica que as pessoas estão procurando esse tipo de oportunidade.
Alguns dos números mais interessantes sobre essa tendência:
- Um recorde de 20,5 milhões de pessoas que se envolveram em vendas diretas nos Estados Unidos em 2016, segundo a Direct Sales Association.
- 4% destas pessoas têm entre 25 e 34 anos, o que significa que os Millennials estão envolvidos!
- 74% da geração dos Baby Boomers disseram que desejam ter um horário flexível, mas ainda assim obter uma renda extra após a aposentadoria, o que torna as vendas diretas uma ótima opção para eles também.
É fácil entender por que o mercado de trabalho está mudando tão rápido: as pessoas querem ter um senso de propósito em seu trabalho diário, que às vezes é difícil de encontrar em empregos tradicionais.
Na Herbalife Nutrition, oferecemos às pessoas uma oportunidade enraizada no nosso propósito comum de mudar a vida das pessoas.
John DeSimone – Presidente e diretor estratégico