Como o sistema imunológico funciona?
Um sistema imunológico forte é cada vez mais importante, considerando que ele é fundamental para a defesa de infecções virais.
O que é imunidade?
Simplificando, a imunidade é a proteção contra doenças.
O sistema imunológico é composto por uma rede de células, moléculas, tecidos e órgãos que trabalham juntos para proteger o corpo. Cada um desses componentes desempenha um papel significativo na forma como o sistema imunológico funciona, o que é crucial para prevenir infecções. Existem duas categorias de funções imunológicas no corpo humano:
- Imunidade inata, que impede a entrada de doenças no corpo;
- Imunidade adaptativa, que elimina ou impede o crescimento de patógenos, como vírus e bactérias, em nosso corpo.
Como funciona o sistema imunológico?
O sistema imunológico trabalha para limitar o acesso de micróbios ao corpo e impedir que eles cresçam e causem doenças.
Se o sistema imunológico encontra um vírus, temos uma resposta imune, ou seja, seu corpo reconhece e se defende contra bactérias, vírus e substâncias que parecem estranhas e prejudiciais.
Aumentar a imunidade do corpo não é tão simples quanto parece. Ainda há muito sobre o sistema imunológico que os pesquisadores estão trabalhando para entender, mas o que sabemos é a importância da conexão entre o sistema imunológico e a nutrição.
Por que a nutrição é fundamental para a imunidade?
Para entender como a nutrição e a dieta afetam o sistema imunológico de um indivíduo, precisamos nos aprofundar no papel da epigenética, a ciência que busca compreender os componentes que podem modificar a forma como os genes são lidos sem alterar a sequência de nucleotídeos do DNA.
Enquanto todos os humanos são 99,9% geneticamente idênticos, a epigenética nos torna únicos pelas diferentes combinações que possuímos, o que explica por que alguns de nós possuem cabelos ruivos e outros pretos, ou por que alguns de nós têm a pele mais escura ou mais clara, por exemplo.
O que comemos, onde moramos, quanto dormimos, como nos exercitamos e até com quem convivemos, tudo isso causa reações químicas que podem alterar nosso estado de saúde. Além disso, o nosso microbioma – micro-organismos que nos protegem contra germes, decompõem alimentos para obter energia e produzem vitaminas vitais – reforça o nosso sistema imunológico.
A maior parte do sistema imunológico, aproximadamente 70% dele, está localizada perto do intestino, monitorando a ingestão de alimentos e como o corpo os utiliza. Por isso, é fundamental consumir uma dieta equilibrada com as vitaminas, minerais e nutrientes certos, mantendo um estilo de vida saudável. Ou seja, precisamos equilibrar toda a dieta para garantir que haja uma ingestão nutricional ideal em nível celular.
Existem quatro grupos essenciais de nutrientes para ajudar os indivíduos a fortalecer seu sistema imunológico:
- Proteínas
- Vitaminas e fitonutrientes
- Probióticos e prebióticos
- Ácidos gordurosos de ômega 3
Dicas adicionais para manter seu sistema imunológico forte
Manter um sistema imunológico forte por meio de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável é a melhor maneira de se proteger naturalmente do risco de infecções. Além disso, você pode reduzir suas chances de ter infecções tomando algumas precauções, como:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool 60%. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evite contato próximo com pessoas doentes;
- Fique em casa quando estiver doente;
- Cubra a tosse ou espirro com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
- Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.