Como a saúde do intestino afeta o desempenho físico?

Dana Ryan, PhD, M.A., MBA – Diretora de Rendimento e Educação Esportiva 

Existem diversas maneiras de melhorar o desempenho esportivo, mas sabia que focar na saúde do seu intestino pode ser extremamente benéfico?  

Muitas vezes nos concentramos no treinamento físico, mas o intestino que funciona da maneira ideal também tem um papel importante no rendimento. 

O ambiente interno do intestino é tão importante, senão mais, do que o ambiente externo. A cada momento do dia, centenas de processos são realizados no órgão para manter a digestão normal e a saúde. A saúde do microbioma não está associada apenas à saúde física, mas também à saúde mental. 

Uma das razões pelas quais a saúde do microbioma é tão importante é o fato dele abrigar milhares de cepas de bactérias benéficas que ajudam a decompor os alimentos, permitindo que o corpo obtenha mais nutrientes dos alimentos que ingere. As pesquisas mostram que a combinação de exercícios com uma dieta rica em fibras e nutrientes ajuda a aumentar as bactérias benéficas no intestino. 

Quando não há bactérias benéficas suficientes, o impacto no sistema digestivo pode ser significativo. Os sintomas comuns podem incluir cãibras, acidez estomacal, irregularidades, entre outros, que podem impedir que você termine uma corrida ou rotina de exercícios. No entanto, foi demonstrado na literatura médica que um microbioma saudável tem efeitos positivos durante o exercício, como o aumento da entrega de oxigênio aos músculos em atividade. 

De acordo com o Journal of the International Society of Sports Nutrition, o exercício pode promover um intestino mais saudável, caracterizado por um microbioma mais diversificado e uma maior abundância de bactérias intestinais benéficas. 

O que você pode fazer para melhorar a saúde do seu intestino? 

Independentemente da sua condição física, preste atenção aos seguintes pontos que irão ajudá-lo a maximizar a sua saúde intestinal: 

Consuma fibra suficiente 

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem consumir aproximadamente 25 gramas de fibra por dia. No entanto, a ingestão média por esse público no Brasil é de 15,6 g ao dia, segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil. Embora devamos consumir fibras ao longo do dia, a única hora que ela deve ser evitada é imediatamente antes do exercício! 

Ingira bactérias benéficas 

Muitos alimentos, como iogurte, missô, tempeh e kefir, bem como alimentos em conserva, como pepinos, chucrute e kimchi, contêm bactérias saudáveis ​​que podem beneficiar seu intestino. Você também pode considerar tomar suplementos para melhorar a sua saúde digestiva. Por exemplo, o Fiber Concentrate Immune, da Herbalife. 

Trata-se de uma deliciosa bebida de fibras no sabor limão e mel, que também fornece vitamina C, zinco e selênio, a fim de contribuir para o bom funcionamento do intestino e ainda reforçar a imunidade.

O produto fornece 6,3 gramas de fibras prebióticas por porção de 30 mL e é fácil de preparar, além de versátil! Basta misturar 1 e ½ colher de sopa (15 mL) de Fiber Concentrate Immune em 185 mL de água fria ou quentinha. Pronto!

Também dá para adicionar o produto a chás, sucos, shots matinais ou mesmo usá-lo como calda em panquecas e waffles saudáveis, por exemplo.

Mantenha um diário alimentar

Mudar a alimentação pode causar impactos positivos e negativos na sua digestão. Documentar o que e quando você come não apenas ajuda a controlar a quantidade ingerida, mas também a identificar quaisquer problemas digestivos que possam afetar negativamente seu plano de exercícios.

Veja Também More From Author