Atitudes-chave para a longevidade ativa e saudável
Já parou para pensar que as decisões que você tomar hoje, vão determinar sua autonomia e liberdade no futuro? Para garantir uma longevidade ativa e saudável, você precisa estar atento a quatro atitudes indispensáveis:
Manter relações saudáveis
Ao longo do tempo, há uma diminuição natural no número de pessoas com quem se convive. Porém, uma pessoa que não socializa, tem maiores chances de diminuir o bem-estar psíquico e isso pode contribuir para o adoecimento. Fazer parte de um grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades e consola nos momentos difíceis.
Cuidar da mente
Com o passar dos anos, é natural que haja diminuição da memória e esquecimentos, sem que isso seja uma doença. Apesar da perda de memória “programada”, é possível impedir e até reverter esse quadro com atividades, como: leitura, musicoterapia, dança, aprendizado de um novo instrumento musical ou língua, xadrez, bordado, prática de exercícios, entre muitas outras.
Ter um propósito
O propósito está relacionado aos nossos talentos, ações, objetivos, sonhos e aspirações mais profundas. Qual é a sua razão para viver? Quais sonhos você ainda quer realizar? Qual legado você quer deixar?
Cuidar do corpo
Ter uma alimentação equilibrada é importante para a reposição dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. A prática de exercícios também é fundamental para manter e restaurar as capacidades físicas, além de prevenir e influenciar no tratamento de uma série de doenças.
Em todos os ciclos da vida, alimentação equilibrada é fundamental no cuidado com o corpo. No entanto, após os 40 anos, com a desaceleração natural do metabolismo, existem alguns nutrientes que merecem destaque e maior atenção pensando no contexto de longevidade ativa e saudável, são eles: proteína, colágeno, ômega-3, vitaminas e minerais, fibras e antioxidantes.