Vitaminas, minerais e as bases da imunidade
Dr. Nataniel Viuniski – NAB
A imunidade é o conjunto de mecanismos de defesa que o corpo possui contra os agentes agressores. Esse é um dos temas mais comentados atualmente, porém poucos sabem que mais de 70% das ações imunológicas do organismo acontecem no intestino. É evidente que quando o intestino funciona bem, as defesas podem atuar na sua plenitude.
Existe uma relação direta entre o estado nutricional e a imunidade. Isso explica por que as pessoas desnutridas estão muito mais expostas aos micro-organismos causadores de doenças. Basta recordar que os anticorpos e as imunoglobulinas são formados por proteínas e por isso eles devem ser ingeridos na quantidade e na qualidade ideais, em todas as refeições.
Além disso, a ingestão inadequada de algumas vitaminas e minerais está associada a sérios prejuízos na capacidade do corpo se proteger contra agentes que causam doenças e alergias. A deficiência desses micronutrientes prejudica muitos aspectos da imunidade e a presença dos radicais livres que destroem e adoecem as células imunológicas é um deles.
A vitamina C é essencial para a imunidade, participando de inúmeras funções fisiológicas e antioxidantes. O zinco e o selênio ajudam no funcionamento de diversas células de defesa, controlando o estresse oxidativo e a inflamação.
Esses minerais e vitaminas, tão importantes, não são produzidos pelo organismo, e por isso é vital a ingestão de frutas, verduras, alimentos saudáveis e também de suplementos nutricionais para garantir que as suas quantidades diárias recomendadas serão obtidas.