Benefícios dos Chás e do Cacau para a Saúde do Coração
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 1,13 bilhão de pessoas em todo o mundo têm hipertensão e apenas 1 em cada 4 pessoas faz acompanhamento e está sob controle. A pressão arterial elevada é uma condição médica séria porque aumenta os riscos de doenças cardíacas, derrames e outros problemas de saúde.
Uma dieta balanceada e atividade física regular são as recomendações primordiais para manter um coração saudável e pressão arterial baixa. Os flavonóis, que são compostos naturais encontrados nas plantas, também podem ajudar na saúde cardiovascular.
O que são flavonóides e como eles beneficiam a saúde do coração?
Quando você faz uma dieta rica em frutas e vegetais, os benefícios para a saúde do coração que você recebe são em parte devido aos flavonóides, por serem ricos em antioxidantes que ajudam a combater inflamações, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares.
Aqui estão outras formas em que os flavonóides apoiam a saúde do coração:
1. Podem reduzir a pressão arterial
Um estudo recente analisou a dieta de mais de 25.000 pessoas, em relação ao que comiam e as respectivas pressões arteriais. Os cientistas descobriram que a diferença na pressão arterial entre os 10% que possuíam mais baixa ingestão de flavanol e os 10% com mais altos níveis de ingestão estava entre 2 e 4 mmHg (a unidade que mede a pressão nos vasos sanguíneos). Essas estatísticas são comparáveis a mudanças significativas na pressão arterial observadas em pessoas que seguem uma dieta para hipertensos.
2. Apoiam a produção de óxido nítrico
O efeito de redução da pressão arterial dos flavonóis foi correlacionado com uma melhora no óxido nítrico, regulador biológico que protege nosso sistema cardiovascular contra danos e envelhecimento. Seu objetivo é manter a saúde do nosso coração e vasos sanguíneos, e eles fazem isso principalmente pela manutenção da elasticidade arterial. A disponibilidade suficiente de óxido nítrico está associada a vasodilatação normal e pressão arterial saudável.
3. Podem melhorar a função arterial
À medida que envelhecemos, nossas artérias perdem flexibilidade e se tornam menos capazes de expandir para permitir que o sangue flua e circule normalmente, o que aumenta o risco de hipertensão. Dois estudos publicados nas revistas Age e British Journal of Nutrition descobriram que consumir flavonóides por quatro semanas aumentou significativamente a vasodilatação mediada pelo fluxo em 21%, isso é um sinal de melhora da função endotelial e está associado à diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, tomar flavonóides melhorou o perfil de colesterol no sangue, reduzindo o risco de artérias obstruídas.
Quais alimentos são ricos em flavonóides?
Agora que você conhece os benefícios dos flavonóides, onde você os encontra?
A boa notícia é que é realmente fácil de serem encontrados e consumidos, algumas fontes de alta concentração desse ingrediente são: frutas vermelhas, cacau (chocolate amargo), couve e chá.
Abaixo analisaremos o cacau e o chá.
Flavanols de cacau
Recomenda-se que os flavonóis do cacau sejam consumidos diariamente de fontes como o cacau em pó (2,5 g), chocolate amargo (10 g) e / ou extrato de cacau (200 mg).
Obviamente, ao escolher formas de consumir flavonóides de cacau para promover a saúde do coração, é importante maximizar esse benefício, evitando o excesso de gordura e açúcar encontrados em produtos de chocolate.
Flavanols do Chá
Assim como o cacau, o chá (verde ou preto) é rico em flavonóides. Estudos mostraram que beber esses chás pode ter efeitos benéficos para a pressão arterial em pessoas com faixas pré e hipertensivas. Além disso, o aumento do consumo de chá tem sido associado a um menor risco de diabetes, doenças cardíacas e derrames, além de melhorar o colesterol.
Na Herbalife Nutrition, estamos procurando novas maneiras de usar os flavonóides do cacau e do chá para promover a saúde do coração, formulando quantidades eficazes e seguras de extratos em alimentos, bebidas e suplementos funcionais. No entanto, é importante lembrar que ninguém deve substituir hábitos de dieta e exercícios bem conhecidos para a saúde cardíaca pelo consumo de chá ou cacau.