3 dicas para mudar comportamentos e manter uma vida saudável
Hábitos de nutrição e de exercícios, por meio da repetição constante, se tornam parte de nossas vidas. Quando um hábito prejudicial é adicionado ao prazer, como o cheiro tentador de pizza, os centros de prazer do cérebro criarão o desejo de repetir esse estímulo.
Diversos estudos sustentam o apoio social no controle de peso. Esses estudos foram realizados ao longo de diferentes períodos de tempo e com vários grupos, mas todos sugerem que, quando se trata de controle de peso, a combinação de duas abordagens provavelmente funcionará para substituir os maus hábitos por outros saudáveis: estratégias de mudança de comportamento reforçadas pelo apoio social.
Os hábitos são padrões de comportamento, portanto, ao lidar com um padrão, você está trabalhando para quebrar o próprio hábito. A literatura científica enfatiza três técnicas específicas de modificação de comportamento que funcionam quando tratamos de controle do peso:
1. Autocontrole e monitoramento
É preciso estar ciente do que você come e o quanto você se exercita. A pesquisa demonstrou consistentemente que o monitoramento pessoal das atividades está associado a melhores resultados do tratamento, e os pacientes relatam que é uma das ferramentas mais úteis no controle de peso.
2. Controle de estímulo
Identificar e modificar os sinais associados à alimentação em excesso e à inatividade pode facilitar a manutenção de hábitos saudáveis. Controlar os sinais associados quando você come em excesso ou a um estilo de vida sedentário pode ser útil para a manutenção do peso a longo prazo, porque a exposição a esses gatilhos pode causar o ganho de peso.
3. Gerenciamento de estresse
O estresse é o principal gatilho para comer demais. Respiração profunda, relaxamento muscular e meditação são técnicas comprovadas de redução do estresse e que podem interferir na adoção e manutenção de novos comportamentos.
O apoio social pode fazer a diferença ao tentar levar uma vida mais saudável e feliz. Sabemos que é difícil estabelecer bons hábitos e mudar rotinas, portanto, ter amigos ou uma comunidade ao seu redor para apoio, orientação e incentivo pode ser fundamental.
Vários estudos independentes mostram que níveis mais elevados de apoio social estão associados a um maior sucesso na obtenção e manutenção da perda de peso, mas os grupos não precisam ser orientados especificamente para o controle de peso. O apoio dos colegas pode ajudar as pessoas a se aceitarem mais, a desenvolverem habilidades interpessoais ou novas maneiras de lidar com situações estressantes, o que, por sua vez, pode ajudar nos objetivos de controle de peso como uma consequência positiva secundária.
Também é importante notar que, hoje em dia, o apoio social vem em diferentes formas e tamanhos. Você pode fazer exercícios com um amigo, participar de um programa de atendimento supervisionado, enviar e-mails semanais com feedback e aulas personalizadas ou até mesmo postar regularmente nas redes sociais.
Embora mais pesquisas sejam necessárias nessa área, essas descobertas iniciais são promissoras. Qualquer que seja a motivação para estar em melhor forma, o engajamento em uma jornada de controle de peso acarreta muitos resultados positivos, como ter mais energia para estar com seus entes queridos, melhor saúde geral e conhecer pessoas com interesses semelhantes. É por isso que precisamos de disciplina, boa vontade e qualquer ferramenta para mudança de comportamento que achemos interessante.