A importância dos carboidratos para quem pratica exercícios físicos
É importante ter uma nutrição balanceada ao fazer exercícios, mas os carboidratos são especialmente importantes para manter o desempenho máximo durante a atividade física.
Na verdade, os carboidratos são a fonte mais importante de combustível na dieta de um atleta. Qualquer pessoa que é ativa e movimenta o corpo é um atleta; portanto, não deve evitar carboidratos.
Como os carboidratos ajudam nos exercícios e no desempenho?
Há um equívoco comum de que todos os carboidratos são ruins, sem considerar o fato de que existem muitos carboidratos saudáveis. Abaixo, listamos as 5 principais razões pelas quais você não deve temer ou evitar carboidratos.
Os carboidratos abastecem o cérebro e os músculos
Os carboidratos são a principal fonte de energia para o funcionamento adequado de nosso cérebro e do corpo; eles fornecem combustível para o sistema nervoso central e energia para os músculos em atividade. Pense nisso como combustível para o seu carro: armazenamos carboidratos em nossos músculos como glicogênio, que é então convertido em glicose quando necessário.
Os carboidratos também ajudam a retardar a fadiga, para maior proteção e melhor desempenho durante treinos prolongados ou esportes competitivos.
Os carboidratos previnem o colapso muscular
Ao comer carboidratos suficientes ao longo do dia, a proteína fica livre para fazer sua função principal: reparar e reconstruir o tecido muscular. Se limitarmos os carboidratos, a proteína será necessária como fonte de energia e não será utilizada para construir músculos magros.
A ingestão adequada de carboidratos pode prevenir a degradação muscular pela perda de glicogênio, especialmente se você estiver trabalhando para manter ou construir seus músculos.
Os carboidratos devem constituir a maior parte da dieta
Como nutricionista de esportes, geralmente recomendo uma dieta rica em carboidratos para atletas que precisam de muita resistência e energia, a fim de apoiar o corpo nas demandas diárias de treinamentos e exercícios. Obviamente, as necessidades variam de acordo com cada indivíduo e o tipo de exercício ou esporte que pratica.
Indivíduos engajados em um programa de condicionamento físico, geralmente podem atender às suas necessidades consumindo de 45% a 55% das calorias dos carboidratos. Isto é, cerca de 3 a 5 gramas de carboidratos por quilograma de seu peso corporal por dia.
Os carboidratos antes do treino aumentam o seu desempenho.
Se você já se sentiu lento ou com pouca energia durante um treino, provavelmente não abasteceu seu corpo com carboidratos suficientes. Abastecer antes do exercício ajuda a manter os níveis ideais de glicose no sangue para os músculos.
Para evitar o mau desempenho, escolha lanches pré-treino fáceis de digerir, como banana, muffin com geleia ou barra de granola. Alimentos ricos em fibras e gordura podem causar desconforto gastrointestinal e devem ser evitados perto do exercício.
Os carboidratos aceleram a recuperação.
Consumir carboidratos após o exercício ajuda a repor os estoques de energia que foram apenas utilizados durante exercícios exaustivos. Atividades de mais de uma hora exigirão atenção extra para o reabastecimento de carboidratos.
Os músculos precisam de proteínas e carboidratos para se recuperarem adequadamente e se tornarem mais fortes. Um shake de recuperação pós-exercício com uma proporção de 3:1 de carboidratos para proteínas é a maneira perfeita de reabastecer. Experimente misturar Herbalife24® Rebuild Strength com uma banana e 300 ml de leite para otimizar sua recuperação.
Manter uma dieta ideal tem muitos benefícios para os atletas, incluindo desempenho consistente e recuperação aprimorada. Por isso, os carboidratos precisam de muita atenção na nutrição esportiva.