7 nutrientes essenciais para priorizar uma nutrição diária
Muitas vezes, é fácil recorrer ao fast food, por ser mais conveniente. No entanto, para ter uma boa aparência e sentir-se bem, seu corpo precisa de uma mistura complexa de nutrientes.
Você não precisa apenas das proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais certos, mas também de líquidos adequados para se manter hidratado e de uma boa dose de fibras. Mesmo para os mais cuidadosos com os alimentos, pode ser um desafio atingir as metas de nutrientes todos os dias.
Uma nutrição balanceada é baseada em uma combinação de alimentos saudáveis e suplementos que ajudam a atender às suas necessidades diárias, juntamente com o equilíbrio calórico correto para ajudá-lo a perder, ganhar ou manter o peso corporal.
Acreditamos que uma boa saúde consiste em comer os alimentos certos, combinados com exercícios regulares e descanso. Uma nutrição adequada e equilibrada ajudará a impulsionar suas atividades diárias e promover uma vida de bem-estar.
Abaixo estão os sete elementos de uma dieta balanceada:
Proteína
A proteína é um macronutriente vital para praticamente todas as células do corpo. Você usa a proteína para fabricar moléculas importantes, como hormônios e enzimas, e para construir e manter o tecido muscular. A proteína também é ótima para saciar a fome.
Seu corpo está constantemente reunindo, quebrando e usando proteínas. Por isso, é importante incluir proteína suficiente em sua dieta todos os dias para substituir o que você usou. Sugerimos que até 30% de sua ingestão calórica diária venha de proteínas magras de plantas ou animais, como soja, aves, peixes e ovos.
Carboidrato
Seu corpo prefere o macronutriente carboidrato como seu combustível. Por isso, é importante obter o suficiente todos os dias. Recomendamos que você obtenha cerca de 40% de suas calorias de carboidratos provenientes de grãos integrais, feijão, vegetais e frutas – não dos tipos açucarados e amiláceos que você encontra em produtos de panificação, refrigerantes e doces.
Gordura
Seu corpo também requer pequenas quantidades de gorduras benéficas. Uma dieta típica ocidental fornece mais gordura total e gordura saturada do que precisamos, e não gorduras saudáveis suficientes, como gorduras de peixe, nozes, azeite de oliva e abacate. As gorduras são uma fonte muito concentrada de calorias, razão pela qual a Filosofia de Nutrição da Herbalife Nutrition recomenda que limite as suas gorduras a 30% ou menos da sua ingestão diária de calorias.
Vitaminas e Minerais
Vitaminas e minerais estão envolvidos em muitas das reações químicas que seu corpo realiza todos os dias, e muitos minerais, como cálcio e magnésio, por exemplo, têm funções estruturais no corpo. Uma dieta bem balanceada ajuda a fornecer as vitaminas e minerais de que você precisa e, ao tomar um suplemento de vitaminas e minerais múltiplos diariamente, ajuda a obter as quantidades adequadas.
Fitonutrientes
Os alimentos vegetais produzem uma ampla gama de compostos naturais chamados fitonutrientes. Eles contêm uma série de benefícios, como prevenção de doenças, aumento da imunidade e reparação de danos ao DNA. Seus pigmentos dão às frutas e vegetais suas belas cores. É por isso que é importante comer refeições coloridas e cheias de plantas.
Fibra
A fibra auxilia no processo digestivo, ajuda na saciedade e promove o crescimento de bactérias boas no intestino. Frutas inteiras, vegetais, grãos integrais e feijões são as melhores fontes de fibra dietética, mas se você não pode obter os 25 gramas recomendados todos os dias, você pode utilizar suplementos de fibra.
Água
70% do corpo humano é composto por água, então não é surpresa que precisamos nos manter hidratados para permanecer saudáveis. Seu corpo precisa de água para transportar nutrientes para as células e se livrar dos resíduos. A água também ajuda a controlar a temperatura corporal e a lubrificar articulações, órgãos e tecidos. A recomendação geral para fluidos é cerca de oito copos por dia. A água deve ser a primeira escolha, mas chá ou café sem adoçar também podem contar para atender às suas necessidades diárias de líquidos.
Quando se trata de equilibrar as calorias, você tem controle sobre os dois lados da equação calórica. Você pode regular a quantidade que entra, contando as calorias dos alimentos que ingere e pode controlar, pelo menos em parte, quantas calorias queima todos os dias, mantendo-se ativo. Portanto, independentemente de seu objetivo – perder, ganhar ou manter o peso -, o poder de equilibrar a balança está em suas mãos.