5 Dicas de compras para refeições saudáveis
Uma das melhores maneiras de garantir que sua família tenha uma alimentação saudável é fazer as refeições em casa. Assim, você sabe exatamente os ingredientes e modo de preparo de cada prato, além de poder controlar mais as porções servidas.
No entanto, é importante se planejar para isso. E o primeiro passo é no mercado, ao selecionar os produtos que vai comprar.
Tipos de compradores
Existem diferentes tipos de personalidade quando se trata de compras de supermercado. Alguns compradores adotam a compra de costume. Eles compram e preparam os mesmos alimentos semana após semana. Já outros, planejam todas as suas refeições com antecedência e fazem as compras a partir de uma lista detalhada, enquanto os “passageiros frequentes” estão na loja quase todos os dias.
Independente se seu padrão de compra, seguir estas 5 dicas pode tornar suas compras de supermercado muito mais saudáveis:
1. Leia as informações nutricionais
As informações nutricionais presentes nas embalagens são uma das melhores ferramentas que você tem para selecionar alimentos nutritivos e comparar diferentes produtos. Você pode considerar fatores como calorias, gordura, proteína e teor de açúcar entre as marcas, o que ajuda a fazer escolhas mais inteligentes.
Compreender um rótulo de alimentos pode, muitas vezes, ser algo difícil, mas é possível fazer uma pequena pesquisa de termos frequentes nos rótulos, para ajudar na escolha da melhor opção.
2. Faça trocas saudáveis
Substituir os alimentos que consome com frequência por para uma versão com baixo teor de gordura, como molhos para salada, patês, laticínios e até sobremesas, pode economizar muitas calorias. Uma xícara de leite integral, por exemplo, possui 150 calorias e cerca de 7 gramas de gordura, enquanto o leite desnatado possui 90 calorias e não tem gordura.
Substituir iogurtes já adoçados por versões naturais, reduzirá a quantidade de calorias e de açúcar, e você pode adicionar frutas e o adoçante de sua preferência.
Incorpore mais proteínas vegetais e substitua amidos refinados por grãos integrais. Experimente incluir arroz, macarrão e pão nas versões integral, quinoa e aveia.
3. considere um alimento da estação
O é produzido na devida temporada costuma ser mais fresco, reter mais nutrientes e ser mais barato do que itens fora de temporada. Se você frequenta um mercado local de pequenos produtores, os produtos podem ser mais frescos do que os encontrados nos supermercados, o que significa que os vegetais não murcham tão rapidamente e os alimentos mantêm seu valor nutricional. Também é mais provável que você encontre novas variedades de frutas e vegetais para experimentar!
4. Experimente uma nova fruta ou vegetal a cada semana
Se você não está pronto para enfrentar um alimento totalmente novo, pode começar devagar. Porém, todas as frutas e vegetais são únicos em termos de fitonutrientes saudáveis que fornecem, por isso, a variedade é muito importante manter uma boa saúde.
Se a sua salada é sempre feita com alface, mude para alface verde escura ou espinafre, prove uma nova variedade de repolho ou maçã e assim por diante.
5. Encontre maneiras de incorporar mais peixes em sua dieta
Atum e salmão enlatados são boas fontes de ômega 3. O atum pode ser adicionado ao seu molho de macarrão em vez de carne moída, ou você pode adicionar um pouco de salmão em uma salada para um prato principal rápido, saudável e leve.
Uma vez que você esteja bem abastecido com ingredientes saudáveis em casa, você pode fazer do cardápio ou das próprias refeições uma atividade familiar. Incluindo toda a família no preparo e consumo dos mesmos.