3 dicas de como beber mais água para se manter hidratado
Nós somos o que bebemos – e no caso da maioria dos adultos, a água representa de 60 a 70% do nosso peso corporal.
A água é vital para o funcionamento adequado de praticamente todas as células, tecidos e órgãos do corpo e é necessária também para que nosso corpo realize a digestão de forma adequada e forneça nutrientes às células, ajudando também a regular a temperatura corporal. A água atua como um absorvente importante para o cérebro e para a medula espinhal, além de lubrificar articulações, órgãos e tecidos. A ingestão adequada de água pode até ajudá-lo a controlar seu peso.
1. Quanta água devo beber?
É claro que a sua idade, tamanho, sexo e nível de atividade física ajudarão a determinar suas necessidades de ingestão de água, assim como o clima, mas em geral, recomendamos 8 copos de 240 ml de líquido por dia, ou seja, quase 2 litros.
Cerca de 70% a 80% deve ser fornecido por bebidas e, pelo menos metade disso, pela própria água, com contribuições menores de chá, café, leite e outras bebidas. Os 20% ou 30% restantes devem vir de alimentos aquosos, como frutas e vegetais.
Muitas pessoas se perguntam se bebidas com cafeína, como café e chá, contam para os objetivos de hidratação ou contra eles. A boa notícia é que quantidades moderadas de cafeína não esgotam a água do corpo, porém, preste atenção nas calorias dessas bebidas feitas à base de café, pois podem ter grandes quantidades de creme, açúcar e chocolate, que adicionam calorias à bebida.
2. Esteja ciente dos sintomas de desidratação
Quando você não está devidamente hidratado, seu corpo envia alarmes iniciais em forma de sede e boca seca. Outros sinais que indicam que você pode não estar ingerindo líquido suficiente são:
- Urina escura
- Prisão de ventre
- Mau hálito
- Fadiga muscular
- Dores de cabeça
Mas quando seu mecanismo de sede entra em ação, você já está bastante desidratado, por isso, é importante controlar sua ingestão de líquidos durante o dia. Também é fundamental garantir que bebês e crianças pequenas também recebam líquidos suficientes – um estudo de 2015 mostrou que metade das crianças não estão suficientemente hidratadas.
Você também precisará de mais água quando estiver com intestino solto (diarreia) ou vômito, se estiver com febre ou se estiver se exercitando fisicamente.
3.Maneiras de aumentar sua ingestão de água
Todos nós sabemos que devemos beber água, mas nem sempre fazemos algo para ter sucesso nessa missão. Algumas maneiras de tornar isso mais fácil são:
- Comece o seu dia com um grande copo de água antes do seu café ou chá – você criará um bom hábito que pode durar por toda a vida.
- Reveja seu ambiente de trabalho. Se você tende a passar muito tempo em sua mesa, coloque um jarro de água em sua mesa todas as manhãs. Servirá como um lembrete para beber mais e ainda te motivará a dar alguns goles durante o dia e assim atingir a meta. Agora, se você estiver de pé ou no campo, certifique-se de ter acesso conveniente à água (leve uma garrafinha com você).
- Defina um cronômetro ou use um aplicativo para o smartphone que possa ajudar a lembrá-lo de beber mais água durante o dia.
- Torne o ato de beber água mais interessante: adicione frutas cítricas, ervas, frutas ou um pouco de suco para aumentar o sabor; opte por uma opção espumante e sem açúcar; tome um pouco de chá com limão ou mantenha uma jarra na geladeira para uma boa explosão de gelo em um dia quente.
Seja qual for a maneira que você escolher para se manter hidratado, um pouco mais de água diariamente pode fazer uma grande diferença.