Mitos e verdade sobre a soja

Quando o assunto é alimento, um dos campeões de polêmica é a soja. É comum ouvir perguntas como: faz bem ou mal à saúde? Causa alergias ou problemas hormonais? E a proteína, é de boa qualidade?

Pois bem, vamos tentar esclarecer essas dúvidas. Primeiramente, a soja é um grão vegetal rico em proteína, fibras, gorduras poli-insaturadas (boas) e vitaminas do complexo B, com exceção da vitamina B. Também contém isoflavonas, compostos bioativos muitos semelhantes ao estrogênio hormônio feminino

A proteína de soja isolada não contém isoflavonas e, mesmo sendo de origem vegetal, é considerada de alto valor biológico, ou seja, tem todos os aminoácidos essenciais que necessitamos em quantidades adequadas.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso corpo não produz, por isso, devemos necessariamente ingeri-los por meio da dieta. Esses aminoácidos formam as proteínas que ajudam a construir nossas células, tecidos, órgãos e músculos.

Além disso, a proteína de soja pode ajudar a prevenir doenças do coração pois quando consumida regularmente e em quantidades adequada é capas de reduzir os níveis de colesterol ruim, o principal causador das doenças cardíacas.

Quanto as reações alérgicas e alterações hormonais, não existem estudos científicos que comprovem essa relação. Vale sempre lembrar que nenhum alimento é milagroso ou horroroso! Saúde é um conjunto de alimentação equilibrada, prática de atividade física e atitudes saudáveis.

Dra. Carolina Pimentel, nutricionista PH.D. em Ciências da Nutrição e Membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.

Veja Também More From Author