Alimentação saudável: um amplo caminho

Com que frequência algo assim já aconteceu com você: Após uma semana comendo só salda no almoço, você acabou com uma barra inteira de chocolate?

Ou depois de dias sem comer carboidratos, você dobre o consumo de pães e massas? Ou o contrário, com o plano de iniciar uma dieta, você come o triplo no dia anterior? Como explicar o que acontece nessas situações?

Simples, esse é o mecanismo da compensação. Quando restringimos muito os alimentos ou quando as escolhas se enquadram em alimentos “saudáveis/não saudáveis” e o prazer em comer é deixado de lado, podemos apresentar sintomas de compulsão logo após ou antes da restrição. A ciência mostra que mais de 90% das pessoas que fazem uma dieta muito restritiva, excluindo os alimentos, voltam a engordar, não só tudo de novo, mas ainda mais. O famoso efeito sanfona.

É preciso lembrar que nenhum alimento sozinho é capaz de engordar ou emagrecer, mas sim, o estilo de vida como um todo. Em vez de fazer escolhas baseadas em alimentos “bons e ruins”, devemos buscar o nosso próprio caminho que seja suficientemente amplo para incluir uma variedade de alimentos que nos manterão saudáveis, nutridos e, principalmente satisfeitos.

Dra. Carolina Pimentel, nutricionista PH.D. em Ciências da Nutrição e Membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.

Veja Também More From Author