Os benefícios da luteína e zeaxantina
Dr. Nataniel Viuniski – NAB
A luteína e a zeaxantina são pigmentos encontrados em vegetais de folhas verdes, bem como em alimentos de cor amarela e laranja. São chamados de carotenoides e possuem propriedades antioxidantes com benefícios comprovados para a imunidade, saúde da pele, saúde do coração, saúde cerebral e, principalmente, para a saúde ocular.
A exposição à luz solar, o uso excessivo de telas e outros fatores ambientais podem gerar radicais livres, que causam danos às células da retina. A luteína e a zeaxantina atuam como ‘escudos protetores’, combatendo esses radicais livres e prevenindo danos à visão.
Estudos científicos* têm associado o consumo adequado desses carotenoides à redução do risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e outras doenças oculares. A DMRI é a principal causa de cegueira em adultos mais velhos, portanto, a ingestão diária de luteína e zeaxantina pode ser vital na prevenção dessa doença.
A mácula é a parte da retina responsável pela visão central nítida, permitindo que vejamos detalhes finos e cores. Assim, esses carotenoides podem melhorar a nitidez e o contraste, aumentando a sensibilidade aos detalhes visuais.
O consumo adequado de luteína e zeaxantina, por meio de uma alimentação equilibrada e suplementos nutricionais, juntamente com a adoção de um estilo de vida saudável e ativo, pode ajudar a prevenir danos oculares e promover uma visão mais saudável ao longo de toda a vida.
* Mrowicka M, Mrowicki J, Kucharska E, Majsterek I. Lutein and Zeaxanthin and Their Roles in Age-Related Macular Degeneration-Neurodegenerative Disease. Nutrients. 2022 Feb 16;14(4):827. doi: 10.3390/nu14040827. PMID: 35215476; PMCID: PMC8874683.