Desmistificando a Soja pela Luz das Evidências Científicas
Dr. Nataniel Viuniski – Médico Nutrólogo e Membro do Conselho para Assuntos Nutricionais Herbalife Nutrition.
Costumo recomendar alimentos e suplementos à base de soja não só porque eles são fontes de proteína vegetal completa, isso é, que contêm todos os aminoácidos essenciais, mas também porque os benefícios desse alimento milenar vão muito além da sensação de saciedade, que auxilia no processo de gerenciamento de peso.
Por ser naturalmente isenta de gordura animal, como o colesterol, a soja é uma proteína mais recomendada para contribuir com a saúde cardiovascular. Em comparação a proteína de origem animal, ela é muito mais sustentável, sendo boa tanto para a saúde humana como para a saúde do planeta.
Na cultura Oriental os alimentos à base de soja fazem parte da rotina da população a milhares de anos, Tempeh, Tofu e leite de soja são exemplos disso. Infelizmente no Ocidente ainda existem muitos mitos e inverdades relacionadas à segurança da soja para a saúde. A razão para esse receio é que a soja apresenta na sua composição a Isoflavona, cuja molécula é parecida com a molécula do estrógeno feminino, mas é bem diferente nas suas ações.
Estudos Clínicos* comprovam que a Isoflavona é um fitoquímico seguro para homens, mulheres e crianças. Por ser um poderoso antioxidante, publicações recentes** inclusive apontam benefícios adicionais para a saúde com consumo de alimentos e suplementos à base de soja.
Embasado nas melhores evidências científicas e sempre pautada pela saúde e bem-estar dos seus consumidores a Herbalife Nutrition utiliza como fonte principal de proteína a Proteína Isolada da Soja na composição dos seus produtos, pois é a forma mais pura desse alimento.
*Messina M. Soy and Health Update: Evaluation of the Clinical and Epidemiologic Literature. Nutrients. 2016 Nov 24;8(12):754. doi: 10.3390/nu8120754. PMID: 27886135; PMCID: PMC5188409.
**Boutas I, Kontogeorgi A, Dimitrakakis C, Kalantaridou SN. Soy Isoflavones and Breast Cancer Risk: A Meta-analysis. In Vivo. 2022 Mar-Apr;36(2):556-562. doi: 10.21873/invivo.12737. PMID: 35241506; PMCID: PMC8931889.