10 dicas para perder peso

Quando foi a última vez que você consultou um nutricionista? Se você é como a maioria das pessoas, pode recorrer a amigos ou familiares com perguntas sobre controle de peso, iniciar uma nova dieta ou sua nutrição pessoal. Mas isso pode causar ainda mais dúvidas em relação às escolhas que você faz para manter-se saudável.

Pesquisa com dietistas sobre controle de peso

Como uma empresa global de nutrição, consultamos membros de nosso Dietetic Advisory Board * (DAB) de todo o mundo para ficar por dentro das últimas tendências de nutrição e desenvolver materiais de treinamento para que nossos distribuidores independentes possam ajudar seus respectivos clientes a tomarem decisões melhores sobre nutrição. Mas queríamos ir adiante e compreender os principais desafios enfrentados por quem está em uma dieta.

Recentemente, realizamos uma pesquisa com dietistas que participaram da reunião anual da Academia de Nutrição e Dietética de 2018 sobre as metas de nutrição de seus pacientes, dificuldades relacionadas à dieta, obstáculos comportamentais e desafios relacionados ao plano alimentar sugerido.

Alguns pontos importantes destacados pelos nutricionistas foram:

  • 57% indicaram “perder peso” como o objetivo mais comum entre os pacientes
  • Aproximadamente 20% relataram que “seguir uma dieta mais saudável” foi o objetivo de seus pacientes
  • 31% relataram que o equívoco mais comum entre seus pacientes é que “uma dieta com poucos carboidratos é a melhor maneira de perder ou manter o peso”
  • Outros equívocos comuns incluem: “é preciso cortar todas as formas de açúcar da dieta” (mencionado por 24%) e “dietas vegetarianas são deficientes em proteínas” (mencionado por 20%)
  • Quando se trata de manter a dieta, mais da metade dos nutricionistas (51%) relatou “falta de motivação para permanecer no plano” como o maior obstáculo por parte dos pacientes
  • Os nutricionistas também observaram que muitos de seus pacientes lutavam contra a “dificuldade de controlar o tamanho das porções” (18%) e com a “falta de tempo para preparar refeições” (18%)

Conselhos práticos de nossos nutricionistas dietistas

Para lidar com essas armadilhas alimentares comuns, listamos abaixo as 10 melhores dicas de nutrição dos membros do DAB para ajudar a atingir seus objetivos.

Dica 1: Não se concentre apenas na perda de peso. Concentre-se em uma dieta saudável

“As pessoas não devem focar apenas no peso corporal e sim na saúde. Comer de forma saudável e ter um estilo de vida ativo é a melhor forma de conseguir uma composição corporal saudável. Mantenha seu foco com uma dieta saudável e balanceada, além de exercitar-se para construir ou manter sua massa muscular – e é importante manter este estilo de vida saudável para o resto de sua vida.”

Ana Cristina Gutierrez, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, Costa Rica

Dica 2: Defina e comemore todas as vitórias durante sua jornada

“Celebrar cada objetivo atingido é importante no processo de perda de peso porque ajuda a ver o quão longe você chegou, não o quanto ainda falta. Quando se trata de perda de peso, um ritmo lento e constante sempre parece vencer a corrida, mas esse ritmo pode ser frustrante às vezes. Portanto, estabeleça muitos objetivos menores ao longo do caminho e encontre maneiras de se recompensar – você pode querer comprar uma nova peça de roupa ou mimar-se com uma massagem. Lembre-se: você merece depois de todo o seu trabalho duro!”

Aria Novitasari, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, Indonésia

Dica 3: Não seja vítima de dietas da moda. Encontre um plano saudável e equilibrado que funcione para você

“Dietas da moda podem te levar a perder peso temporariamente, mas não são uma maneira saudável, porque você corre o risco de perder parte de sua massa muscular arduamente conquistada, em vez de gordura corporal. Antes de se apaixonar por qualquer influência social, lembre-se que o objetivo não deve ser apenas perder peso, mas mudar seu estilo de vida para sempre com uma dieta saudável e balanceada, além de atividade física adequada.”

Sreyashi Moitra, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, Índia

Dica 4: Certifique-se de obter proteína suficiente

“A proteína é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento, além de ajudar na construção e manutenção da massa muscular. A proteína desempenha um papel importante no controle do peso, pois auxilia no controle da fome. Ter quantidades adequadas de proteína nas refeições e lanches, como shakes ou barras de proteína, ajuda a satisfazê-lo.”

Alice Zhu, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, China

Dica 5: Incorpore lanches saudáveis

“Na sociedade de hoje, lanches contribuem por quase um terço da ingestão diária de energia. Mas lanches saudáveis e balanceados são uma parte importante de uma dieta balanceada. Ingerir lanches ricos em proteínas pode ajudá-lo a se sentir satisfeito e permitir que você coma menos na próxima refeição. Em vez de se sentir culpado por fazer um lanche, aprenda a incorporar lanches saudáveis em seu dia.”

Vipada Sae-Lao, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, Tailândia

Dica 6: Não corte muito as calorias ou pule refeições para perder peso

“Fazer dieta não é só medir quanto você come, mas o que você come, uma vez que a escolha dos alimentos afeta mais a ingestão de calorias. Dietas extremamente baixas em calorias podem desacelerar o metabolismo e inibir a perda de peso. A modificação dietética te ajuda a continuar na sua jornada para perder peso, enquanto erros na dieta – como cortar muitas calorias ou pular refeições – podem impedi-lo de ter sucesso.”

Marien Garza, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, México

Dica 7: Fazer pelo menos 30 minutos de atividade moderada todos os dias

“Um dos benefícios do exercício regular é que ajuda a queimar calorias, o que pode ajudar na perda e manutenção do peso. E atividades moderadas regulares também podem ajudar a aliviar o estresse, por isso, pense em maneiras de trabalhar mais atividades em seu dia. Por exemplo, saia do metrô ou ônibus 2 ou 3 paradas antes de seu destino final e, em seguida, caminhe o resto do caminho a pé.”

HaNa Jang, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, Coreia do Sul

Dica 8: Aprenda maneiras de preparar refeições rápidas e saudáveis

“Planejar com antecedência suas refeições te ajuda a determinar quais ingredientes você precisa comprar e deixar em sua geladeira, freezer e/ou despensa, para que você possa preparar refeições rápidas e saudáveis. O preparo de alimentos também ajuda. Alimentos que exigem tempos de cozimento mais longos, como feijão e grãos inteiros, podem ser cozidos em grandes quantidades e, em seguida, mantidos no freezer para serem usados em outro momento. Os vegetais podem ser lavados e secos com antecedência para uso durante a semana. Comer de forma saudável é um ótimo começo para ter um estilo de vida mais saudável, mas cozinhar de maneira saudável é a maneira perfeita de ajudá-lo a manter essa vida saudável.”

Carolina Pimentel, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, Brasil

Dica 9: Aprenda maneiras de praticar o controle da porção

“O controle da porção é um fator-chave no controle de peso. Se você aprender a controlar o tamanho das porções, poderá reduzir a ingestão total de calorias. Para reduzir as porções, experimente usar pratos menores, assim como copos e talheres. Também ajuda sempre colocar sua porção em um prato ou tigela, em vez de comer diretamente dos pacotes, o que pode levar a excessos.”

Clara Lucia Valderrama, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, Colômbia

Dica 10: Aprenda a ler os rótulos dos alimentos

“Saber exatamente o que você come e bebe é importante quando você está controlando seu peso. Aprender a ler os rótulos dos alimentos ajuda, pois fornece informações sobre calorias, conteúdo de nutrientes e também o tamanho da porção. Isso te ajuda a controlar as porções e a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.”

Charlotte Lok, membro do Conselho Consultivo Dietético da Herbalife, Singapura

Dica BÔNUS: comece o dia com um café da manhã balanceado

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia, quando feito de forma saudável e equilibrada pode não só ajudá-lo a controlar o seu peso, concentrar-se no trabalho ou na escola, mas também a manter o foco nas suas atividades. O café da manhã deve incluir um equilíbrio de proteínas, carboidratos e gorduras. Se você tem uma agenda lotada, considere preparar um shake saudável em vez de depender de fast foods ou pular o café da manhã completamente.”

Julie Yu, membro do Conselho Consultivo de Dietética da Herbalife, Taiwan

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